VISITA TÉCNICA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO DO CESG AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E CONGRESSO NACIONAL

A Visita TÉCNICA dos acadêmicos do Curso de Direito do CESG ao Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional é realizada anualmente desde 2013, sob coordenação da professora Sydney A. Miranda Fonseca. A visita, que aconteceu nos dia 08 e 09 de novembro de 2018, proporciona aos discentes excelentes oportunidades de aprendizado.

A primeira atividade é desenvolvida no Congresso Nacional, onde os acadêmicos conhecem os principais salões, obras de arte incorporadas ao acervo e expostas ocasionalmente, museu, Senado Federal e Câmara dos Deputados, com acompanhamento de guia do próprio congresso.

A participação na Sessão Plenária do Supremo Tribunal Federal é o ponto alto da visita técnica. Os discentes têm a oportunidade ímpar de aprender sobre o funcionamento da Suprema Corte Brasileira, presenciando a relatoria, votos dos ministros, sustentações orais da Procuradoria Geral de Justiça e advogados, bem como, eventualmente, de amicus curiae.

O embate jurídico, a apresentação de teses sobre temas tão importantes para a nação brasileira propiciam uma experiência jurídica única.

Além da participação na sessão plenária, os alunos foram agraciados com uma conversa reservada com o Ministro Celso de Melo, Decano da Corte, que muito bem humorado, fez questão de comentar que já conhecia São Gotardo, pois o primeiro gol marcado no Estádio Mineirão foi feito por um sangotardense José Alberto Bougleux, mais conhecido como Buglê (São Gotardo, 25 de julho de 1944), com a camisa da Seleção Mineira em um amistoso contra o River Plate, da Argentina, em 1965.

Elogiou a iniciativa da participação dos discentes, pontuando a importância da formação humanística das futuras gerações de operadores do direito.

Ainda tivemos a honra de sermos recebidos pelo Ministro Luís Roberto Barroso, que também pontuou as mudanças sociais, políticas e econômicas oriundas da atuação da corte no Combate à corrupção, dando boas vindas ao grupo.

Finalizando as atividades, tiveram a honra de fazer parte do projeto piloto de implementação do Programa de Visitação do Palácio da Justiça, também desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (assim como o Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal), e que serve como sede do Ministério da Justiça.
Brasília possui obras de arte por todos os lados e o Palácio da Justiça, com suas monumentais fontes são um excelente exemplo da genialidade e vanguarda desse grande mestre! Além da mostra de fotografias magníficas do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, ainda foram visitados a biblioteca do Palácio e Jardim de Inverno no 3 piso, obra de Burle Marx.