COMUNICADO N. 1 - AOS ALUNOS SOBRE OS EFEITOS ACADÊMICOS DECORRENTES DO CORONAVÍRUS

Caros alunos;


Espero que essa mensagem os encontre bem!


Diante dos problemas causados pela Pandemia do Coronavírus, foram necessárias modificações no sistema de aula presenciais, em virtude da proibição pelo Estado de aglomerações de pessoas, e consequente, fechamento de todas as Instituições de Ensino Superior até que a situação seja controlada.
Para enfrentar esse problema, o CESG liberou todos seus professores para que permaneçam em casa e realizem suas atividades de docência de modo remoto, utilizando dos meios digitais/eletrônicos atualmente disponíveis, conforme foi regulamentado através da Portaria nº 143, de 20 de março de 2020, disponível em nosso site.
Por enquanto, não houve redução do quadro de professores ou de seu afastamento, permanecendo os mesmos titulares das aulas por eles ministradas, é basicamente a continuidade do que já tínhamos, só que de forma on-line.
Isso foi feito, em virtude do prejuízo que poderia decorrer da paralização das atividades. Esse prejuízo não é só econômico, mas também de tempo e de adequação na vida de todos.
Como vocês estão pagando suas mensalidades desde janeiro, o que implica em 3 (três) parcelas já pagas ou a serem pagas, se encerrarmos as atividades ou mesmo decretarmos férias como farão algumas Faculdades, quando retornarmos teríamos perdido o conteúdo ministrado no 1º Bimestre, e mais ainda, teríamos que praticamente revisar esse conteúdo, e desta forma, teríamos que organizar aulas presenciais todos os dias da semana, inclusive sexta-feira e aos sábados, o que tornaria cansativo a todos.
Portanto, manteremos as aulas on-line até o final de abril, quando as avaliações, também on-line, serão aplicadas.
Se notarmos que não houve um bom rendimento por parte dos alunos, mas também e principalmente por parte dos professores,e que de forma geral os objetivos de aprendizagem buscados pelo CESG não estão sendo atingidos, avaliaremos a antecipação das férias acadêmicas para o mês de maio, todavia já com o primeiro bimestre superado, sem prejuízo para os alunos.
Para esse período em que muitos ficarão em casa, essas aulas servirão de estímulo para a continuação da vida acadêmica de todos, professores e alunos.
Como sempre, estamos procurando o que é de melhor para todos, nos adequando ao que é possível dentro dos limites fixados por lei.
Ao final, justifico que o sistema embora com aulas on-line, não é o mesmo utilizado por Instituições de Ensino Superior que oferecem Ensino à Distância, pois em nosso caso, permanece a figura do professor para cada aula remota, o que é totalmente diferente do que ocorre no sistema moodle que nós mesmo oferecemos para vocês, onde há apenas um tutor para cada curso e um encarregado de produção e/ou alocação de material. Portanto, todos os professores estarão trabalhando, e procurando buscar o melhor método de ensino possível para que superemos todas as dificuldades que nesse momento enfrentaremos.
Sentimos muito pelo inconveniente, mas é a medida possível nesse momento.
Muito obrigado e sigam os protocolos do Ministério da Saúde, pois todos vocês são muito importantes para o Centro de Ensino Superior de São Gotardo, pois sem vocês nós não existiríamos!

 João Eduardo Lopes Queiroz - Reitor do CESG