I ENCONTRO INTERCURSOS: DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOB PRISMAS EDUCATIVOS

Dias: 20 e 21 de outubro
Horário: 19:30 às 21:00


Dia 20 de outubro


19h - Abertura institucional – Daniela Nascimento Andrade Queiroz – coordenadora do curso de Pedagogia

19:30 - Diversidade na contemporaneidade
Mediação: Douglas Tomácio

Denise Brazão- Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC. Mestre em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, Argentina. A tese defendida em 2018 aborda a história afro-argentina e afrodescendente no país bem como a trajetória de militância dos movimentos sociais negros na cidade de Buenos Aires. Atualmente, é doutoranda do Lozano LongInstituteofLatin American Studies, Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos.

Igor Monteiro -  Graduação em Filosofia (UFMG), Mestre em Psicologia Social (UFMG) e doutorando em Psicologia Social (UFMG). Coordenador executivo do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT-UFMG - NUH/UFMG. Dentre algumas de suas atuações, estão as atividades de consultoria e prestação de serviços em Direitos Humanos, Gestão Pública e Políticas Sociais; eixos com os quais relaciona os estudos no âmbito da discussão de gênero e o trabalho na formação/capacitação docente.


Dia 21 de outubro


19:30 - A Pedagogia e o alfabetizar: letramentos nos anos iniciais e na Educação de Jovens e Adultos
Mediação: Eliane Machado

Ana Paula Pedroso - Pedagoga (UFMG), Mestre em Ciências da Informação (UFMG) e Doutora em Educação (UFMG). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH), no curso de Pedagogia da Unidade Ibirité. Tem experiência em Educação, sobretudo na formação docente. Atua na formação continuada de professores da educação básica, na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a formação docente e a escolarização de jovens e adultos.

Welesandra Benfica- Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1999), Mestre em Educação pela PUC/MG na área de concentração: Sociologia e História da profissão docente e da educação escolar, Doutora em Educação pela FAE-UFMG. Graduanda em Letras-Português. Professora titular da UEMG- Unidade Ibirité. Coordenação institucional do Programa de Residência pedagógica. Especialista em Psicologia da Educação pela PUC/MG. Especialista em Educação a distância pela UNIUBE.