COMUNICADO OFICIAL AOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO GOTARDO SOBRE O RETORNO AS ATIVIDADES LETIVAS PRESENCIAIS E REMOTAS


Como já é de conhecimento de toda a população da Região do Alto Paranaíba, na última atualização do programa Minas Consciente, a região se encontra na onda vermelha, fato que atinge quase todo o Estado de Minas Gerais.
Conforme os meios de comunicação do Governo de Minas noticiou no dia 25 de fevereiro (disponível em: https://www.mg.gov.br/noticias/minas-consciente/governo-de-minas-apresenta-novo-protocolo-para-volta-aulas-presenciais-com), o protocolo que o Minas Consciente apresentou para o retorno às aulas presenciais estabelece o seguinte:
 
“as aulas podem permanecer de forma presencial em onda vermelha, conforme protocolos mais restritivos descritos ao longo desse documento, maso gatilho para o início do ano letivo só pode ocorrer quando o município estiver em onda amarela” (Disponível em: https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/protocolos/protocolos-sanitarios-24-02-2021.pdf).


Até o mês de janeiro, nos encontrávamos na onda verde do Minas Consciente, o que permitia o nosso retorno às aulas presenciais.
No dia 24 de fevereiro de 2021, a partir da situação alastrada na Região do Alto Paranaíba, a Prefeitura Municipal de São Gotardo entendeu por bem suspender o retorno às aulas presenciais através do Decreto n. 159/2021 (Disponível em: https://www.saogotardo.mg.gov.br/anexos/decreto_159_24022021.pdf).
Embora a limitação de pessoas que possa transitar em nosso Campus tenha reduzido consideravelmente, como temos uma área útil de utilização de 2.578 m2 (dois mil, quinhentos e setenta e oito metros quadrados), poderemos conviver com aproximadamente apenas 200 (duzentos) pessoas em todo o Campus, incluindo funcionários e professores, seguindo a orientação do Minas Consciente, em breve poderemos pensar no retorno presencial de parte dos alunos, conforme a orientação de espaço para cada Onda divulgada pelo Estado de Minas Gerais:



              ORIENTAÇÕES PARA CADA ONDA
                              Distância Linear    Capacidade (por pessoa)
Onda Vermelha        3 metros                     10m2
Onda Amarela         1,5 metros                   4m2
Onda Verde              1,5 metros                   4m2

Desta forma, quando efetivamente entrarmos na onda amarela, e a Prefeitura Municipal de São Gotardo permitir o nosso retorno às atividades presenciais, adotaremos o mesmo padrão fixada na Portaria CESG n. 145, de 15 de dezembro de 2020, para os alunos que pretendessem retornar fisicamente as aulas.
Para tanto, consideraremos como prioritários os alunos que já notificaram o CESG até o dia 15 de fevereiro de 2021 através de e-mail, conforme previsão nele expressa:

Art. 1º Fica decidido o retorno das aulas com presença física facultativa nas dependências do CESG a partir do dia 1º de março de 2021, devendo os alunos realizarem a sua opção de retorno físico ou remoto, de forma a possibilitar ao CESG o planejamento do retorno gradativo por número de pessoas em sala de aula, obedecendo as regras de controle sanitário.    
§1º A opção de retorno presencial no dia 1º de março de 2021 deverá ser formalizada até o dia 15 de fevereiro de 2021 através do e-mail destinado exclusivamente a esse fim, sendo o seu endereço eletrônico o seguinte: retornoasaulas1@cesg.edu.br
    
A lista desses alunos se encontra disponível com os Coordenadores de Curso, que os convocarão imediatamente quando o retorno presencial for permitido.
Consequentemente, aqueles alunos que enviaram o e-mail até às 23:59’:59’’ do dia 15 de fevereiro, tiveram seu nome incluído para frequentar as aulas de forma física entre os dias 1º de março e 5 de abril. Já os que não se cadastraram nesse prazo,caso haja a permissão de retorno presencial por parte da Prefeitura Municipal, mesmo assim não poderão frequentar aulas de forma física no prédio da Instituição, e caso não desejem continuar de forma remota, deverão notificar seu retorno físico nos termos do §2º e §3º do art. 1º da Portaria CESG n. 145, de 15 de dezembro de 2020:

§2º Os alunos que não realizarem a opção de retorno presencial no dia 1º de março de 2021 até o dia 15 de fevereiro de 2021, poderão optar pelo retorno presencial no dia 5 de abril de 2021, notificando sua decisão através do e-mail destinado exclusivamente a esse fim até o dia 20 de março de 2021, sendo o endereço eletrônico o seguinte: retornoasaulas2@cesg.edu.br
§3º Os alunos que não realizarem as opções de retorno presencial constantes no §1º e no §2º, poderão retornar a partir do dia 3 de maio de 2021, notificando sua decisão através do e-mail destinado exclusivamente a esse fim, sendo o seu endereço eletrônico o seguinte: retornoasaulas3@cesg.edu.br

Nas salas de aula, quando o retorno físico for permitido, o nome de cada aluno estará colacionado na carteira que ele deverá ocupar, sendo que as outras carteiras estarão interditadas, o que impossibilitará o uso dos alunos que não se incluíram na data fixada ainda em dezembro para a sua notificação de retorno.
Enquanto não pudermos realizar o retorno presencial, teremos que nos resignar a retornar de forma remota, continuando com a mesma metodologia do semestre passado para acesso dos alunos às aulas.
Entretanto, os professores utilizarão as nossas salas de aulas como estúdios para ministrarem suas aulas, tendo em vista que foram feitos investimentos consideráveis para reprodução das aulas remotas aos alunos que não estariam presentes fisicamente, e que deixaram as Salas de Aulas como o ambiente mais adequado para que os professores possam ministrar suas aulas, possibilitando a adoção de métodos variados de ensino, mas principalmente a utilização do quadro e a sua movimentação.

As aulas se iniciarão às 19:00, com intervalo às 20:40 e retornarão às 20:50, encerando-se às 22:30.
Importante ainda relembrar que as aulas não serão gravadas e o professor realizará chamadas para atribuição de faltas durante as aulas de transmissão instantânea, tanto para os alunos que estejam fisicamente presentes, como para os que se encontrem remotamente presentes, conforme já havia sido determinado no art. 2º da Portaria CESG n. 145/2020.
Em relação aos novos alunos, esses aguardarão contato dos Coordenadores de Curso para apresentarem como ocorrerão suas aulas.
Outras dúvidas podem ser direcionadas aos Coordenadores de Curso, que estarão responsáveis pelo atendimento das dúvidas nesse período.    
Agradecemos a compreensão de todos nesse difícil período!

São Gotardo, 26 de fevereiro de 2021

Comitê COVID-19 CESG